Vendedores
Vender o seu imóvel em Portugal
Vender o seu imóvel em Portugal é basicamente tão simples como comprá-lo. Embora exista atualmente uma elevada procura de imóveis no Algarve, é importante familiarizar-se com o mercado e propriedades comparáveis. A paciência é um fator importante para alcançar um preço ideal, pois expectativas de preço irrealistas por parte de compradores ou vendedores podem levar a um processo de vendas mais longo.
Contratar uma agência imobiliária local de sua confiança pode ajudar muito a tornar o processo da venda do seu imóvel o mais fácil possível. Estamos felizes em cuidar disso e acompanhá-lo e apoiá-lo, incluindo a participação no acto da escitura no cartório notarial.
Para aqueles que não são residentes em Portugal, também pode ser aconselhável contratar um advogado local para representação legal.
Principais passos
As principais etapas no processo de venda do seu imóvel, em que temos todo o gosto em apoiá-lo e assumir as partes possíveis para si, são:
- Avaliar o estado do mercado e definir o preço do seu imóvel.
- Criação de uma apresentação direcionada do seu imóvel, especialmente em diversas plataformas da internet.
- Procura de potenciais compradores.
- Organização e realização de visitas com potenciais compradores.
- Uma vez que os compradores se imaginam a viver no imóvel ou a passar férias no mesmo, recomendamos que mantenha o seu imóvel o mais apresentável e limpo possível antes das respectivas visita.
- Negociação do preço e outras condições.
- Garantir que todos os pagamentos, impostos e outras obrigações (por exemplo, taxas condominiais) sejam feitos dentro do prazo.
- Celebração do contrato de pré-compra e do contrato de compra.
Documentos necessários
Se pretende vender o seu imóvel em Portugal, são necessários os seguintes documentos. Esses documentos não são exigidos apenas no cartório ou no contrato de compra, mas já devem estar disponíveis como cópia quando seu imóvel for comercializado. Somos obrigados por lei a juntar uma cópia dos documentos no momento da celebração do contrato de mediação imobiliária.
No entanto, uma revisão legal não é realizada pela Ocean Horizon, mas pelo advogado do comprador, bem como pelo tabelião.
Documentos necessários:
- Plantas do Imovel / do Projeto
- Certificado Energético
- Excerto do Registo Predial (Certidao Predial)
- Extrato da matrícula fiscal do imóvel (Caderneta Predial)
- Licença de Habitação ou Utilização
- Bilhete de Identidade ou passaporte
- Número de Identificação Fiscal (NIF, Cartão de Contribuinte);
Teremos todo o gosto em ajudá-lo na recolha e solicitação, caso não disponha de todos os documentos necessários.
Para efetuar a comercialização, somos ainda obrigados a celebrar um contrato (Contrato de Mediação Imobiliária) entre o vendedor e a Ocean Horizon.
Custos relacionados com a venda de um imóvel em Portugal
Tal como noutros países, a venda de um imóvel implica determinados custos. Os honorários do notário e os impostos são suportados pelo comprador, enquanto em Portugal é o vendedor que assume sozinho os custos da agência imobiliária. As condições exactas estão relativamente normalizadas e são definidas em pormenor no contrato de Mediação Imobiliária entre o vendedor e a agência imobiliária. Se o vendedor recorrer também aos serviços de um advogado ou solicitador, estes custos são obviamente igualmente da responsabilidade do vendedor. Por último, as mais-valias estão também sujeitas a impostos a na responsabilidade do vendedor.
Aviso legal: As informações apresentadas aqui não são juridicamente vinculativas e nenhuma reclamação legal surge em caso de erros. Se você tiver alguma dúvida jurídica, recomendamos consultar um advogado.